Atendimento publicitário padrão e gestão de projetos: qual a diferença?

O atendimento publicitário é, certamente, um dos pilares dos setores de marketing e publicidade, pois está diretamente ligado à forma como uma agência desenvolve seu relacionamento com o cliente.

É por meio das ações realizadas no atendimento que a agência projeta a sua imagem no mercado e garante uma posição de destaque diante de seus consumidores e concorrentes.

Por se tratar de um departamento com diversas responsabilidades importantes em todas as etapas de um contrato, entre a agência e o cliente, é muito comum que se confunda as funções do atendimento publicitário com a gestão de projetos.

Neste artigo, mostraremos as principais diferenças entre cada departamento, sua relevância dentro da empresa e os benefícios de uma implementação assertiva. Confira agora!

O que é e como funciona um atendimento publicitário padrão?

A ligação entre o cliente e a agência é realizada por meio do atendimento publicitário. Por isso, é correto afirmar que dentre as principais funções do atendimento, estão:

  • prospecção;
  • negociação;
  • manutenção da cartela de clientes.

Quando falamos em manutenção, nos referimos ao conjunto de ações necessárias para expandir o tempo de contrato de prestação de serviços entre a agência e seus clientes. Ou seja, é um aspecto importante para quem realiza contratos visando não apenas duração de longo prazo, mas também a renovação de contratos no futuro.

Considerando que o atendimento publicitário é o primeiro contato do cliente com a agência, os profissionais responsáveis por esse departamento devem estar munidos com algumas habilidades e qualificações, já que eles conduzirão todas as etapas de marketing e comunicação entre as partes envolvidas.

Além disso, o setor de atendimento publicitário deve lidar com a intermediação de todo o processo de negociação, portanto é preciso conhecer profundamente tanto a própria agência, quanto o negócio do cliente para que se possa elaborar um planejamento eficiente.

O fato desses profissionais gerenciarem diversos aspectos pertinentes à relação entre as partes envolvidas faz com que se torne comum confundir atendimento publicitário padrão e a gestão de projetos.

O que é gestão de projetos?

Primeiramente, é preciso entender a definição de um projeto. Pois bem, trata-se da composição de ações temporárias que são desenvolvidas, em grupo, com a motivação de criar um produto, serviço ou alcançar um determinado resultado.

Um projeto é composto por ações temporárias (ciclo de vida) no sentido de que deve ter todas suas etapas definidas. Ou seja, início e fim pré-determinados, envolvendo todo seu escopo e recursos necessários para realização.

Cada projeto é único, já que não se trata de uma operação de rotina na agência, mas de um conjunto de ações e medidas específicas com um objetivo em particular.

Sendo assim, uma das grandes diferenças entre atendimento publicitário padrão e a gestão de projetos é o fato de que um projeto pode envolver o trabalho de profissionais que, em geral, não trabalham juntos. Em alguns casos, até mesmo advindos de empresas diferentes.

De forma resumida, gestão de projetos é a aplicação de técnicas, habilidades, conhecimentos para execução de tarefas de maneira efetiva, ágil e prática, priorizando os melhores resultados na menor quantidade de tempo e uso de recursos da empresa.

É, sem dúvidas, uma competência estratégia que as agências utilizam para unir os resultados dos projetos com os seus objetivos, tornando-se assim mais competitivas no mercado em que atuam.

O que é ciclo de vida de um projeto?

O ciclo de vida de um projeto é definido pela agência ou pelo gerente de projetos de acordo com as necessidades específicas da organização. Em geral, o ciclo de vida é mapeado em quatro fases:

  • início do projeto;
  • fase de organização e preparação;
  • execução do trabalho;
  • etapa de encerramento do projeto.

A estrutura baseada em etapas proporciona maior controle e segmentação, facilitando a gestão de projetos e a tomada de decisões.​

Quais são as vantagens da gestão de projetos em relação ao atendimento publicitário padrão?

Ajuda a reconhecer o objetivo da estratégia

Considerando as características do gerenciamento de projetos, citadas no tópico anterior, considere o fato de que um cliente não tem interesse em saber quais foram os procedimentos necessários para que sua agência chegasse a um resultado.

Ele apenas quer que eles sejam entregues de acordo com o que foi combinado no contrato, correto? Isso significa que, caso ele se sinta insatisfeito com os resultados, não apenas romperá com sua agência, como também não terá interesse em contratá-la novamente no futuro.

Por isso, uma das grandes vantagens que uma gestão de projetos eficiente tem em relação ao atendimento publicitário padrão é o fato de que esse recurso facilita o reconhecimento dos objetivos da estratégia como um todo, driblando qualquer dificuldade e reconhecendo o foco de satisfação do cliente.

Facilita o reconhecimento de pontos críticos que podem prejudicar a credibilidade

Sem um bom atendimento publicitário, nenhuma agência pode se manter no mercado por muito tempo, não é verdade? Pois como dissemos, o atendimento é responsável pela projeção da imagem da agência em seu segmento de atuação.

No entanto, sem uma gestão de projetos bem definida, torna-se inviável identificar e reconhecer os pontos críticos que podem prejudicar a credibilidade da empresa, sob a perspectiva de seus clientes e concorrentes.

Considerando que vivemos na era da informação digital e das redes sociais, qualquer falha deve ser solucionada o mais rápido possível para evitar que uma pequena crise se desenvolva e acabe gerando impactos permanentes.

Os profissionais responsáveis pela gestão de projetos devem ser proativos para que possam prever os pontos negativos e, assim, consigam agir a tempo para corrigi-los.

Otimiza a satisfação do cliente

Parcerias de longa data entre agências e seus clientes podem sofrer desgastes conforme o passar do tempo, já que é comum que as expectativas de sucesso e insatisfações do cliente sejam colocadas na responsabilidade dos profissionais do atendimento publicitário.

É nesse contexto que a gestão de projetos mostra sua relevância no que se diz respeito à satisfação do cliente, pois é capaz de identificar gargalos no relacionamento antes mesmo que eles aconteçam, permitindo que os profissionais se posicionem com argumentos consistentes e busquem soluções com antecipação.

Agiliza a entrega de resultados e melhora a definição de calendários

Por fim, uma das grandes vantagens da gestão de projetos é a agilização na entrega de resultados que o departamento é capaz de obter. Sem mencionar a facilidade em definir, de maneira mais assertiva, os calendários de entrega de resultados.

O fato das agências lidarem com diferentes demandas de clientes, com objetivos e necessidades totalmente distintos, pode gerar complicações. Mas uma estratégia de gerenciamento de projetos bem definida amplia a perspectiva dos profissionais envolvidos, facilitando a visualização de todas as etapas.

Como você pôde conferir neste artigo, tanto o atendimento publicitário padrão quanto a gestão de projetos são departamentos de extrema relevância e ambos têm suas particularidades que são indispensáveis na execução do trabalho.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre o atendimento publicitário padrão e a gestão de projetos, aprenda também a mensurar os resultados de suas estratégias de marketing!

Deixe um comentário

Share This