Estratégia de marketing: como planejá-la para o sucesso?

Entre todos os setores da sua empresa, qual deles você acredita que seja o responsável por atrair novos consumidores e aumentar as vendas? Resposta certa se você pensou no marketing! Essa área tem grande importância em qualquer organização pela influência direta na lucratividade do negócio.

Por isso, é muito importante criar uma boa estratégia de marketing, bem fundamentada e planejada para que os recursos sejam empregados corretamente, gerando bons resultados.

Então, para ajudar nesse desafio, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber para elaborar as melhores ações. Confira!

A importância do planejamento para uma boa estratégia de marketing

Uma organização funciona como um conjunto de engrenagens. Cada setor tem a sua responsabilidade e função na conquista do sucesso. Entretanto, pensando na geração de lucro, a equipe de marketing tem papel fundamental.

Os responsáveis devem criar e identificar as melhores oportunidades do mercado, planejando e executando ações para atração de novos clientes para a marca e fidelização daqueles que já conhecem a empresa.

Todo esforço faz com que a marca seja mais reconhecida, tornando-se uma referência entre as opções do mercado.

Então, para que esse setor tenha bons resultados, o planejamento é um ponto-chave. Afinal, com um mercado tão competitivo e o mundo cada vez mais conectado, não podemos tomar ações com base em crenças e achismos. Tudo deve ser estudado e embasado em resultados. Ou seja, a estratégia de marketing deve ser muito bem estruturada!

As principais etapas para ter sucesso nas ações

Agora, que você já sabe a importância da estratégia de marketing para o sucesso do seu negócio, mostraremos as principais etapas que devem ser seguidas. Acompanhe.

Conheça o seu público-alvo

O público-alvo de uma empresa é composto por todas as pessoas que possam ter interesse nos produtos ou serviços disponibilizados. Então, é fundamental que você conheça as características dessas pessoas, a fim de encontrar algum padrão que ajude a direcionar melhor os seus esforços.

Imagine que você deseja utilizar os recursos do marketing digital para atrair mais público ao seu site, por exemplo. Dentro desse pensamento, decidiu impulsionar uma campanha nas redes sociais. Então, investiu certo valor no anúncio e acompanhou os resultados.

Utilizar as redes sociais para esse fim é muito interessante. Porém, nesse exemplo faltou um ponto muito importante, que é a segmentação do público. Sem isso, você simplesmente direciona o seu investimento para qualquer pessoa, que tenha ou não interesse em suas soluções, o que representa grande desperdício.

Agora, se você insere na rede que o anúncio deve ser direcionado para pessoas com idade entre 30 e 45 anos, que moram em determinada região e têm determinado interesse — características do seu público-alvo —, o retorno pode ser bem mais interessante.

Por isso, conhecer as características é fundamental para criar uma estratégia de marketing eficiente.

Determine os seus objetivos

O segundo passo é definir o seu objetivo com a estratégia criada, e as possibilidades serão muitas.

Você pode criar um plano de ação para atrair novos consumidores, fidelizar aqueles que já conhecem a empresa, estreitando o relacionamento, fazer testes de conversão, obter alguma informação estratégica para o negócio ou outras finalidades.

Cada objetivo tem ações distintas. Se você não define a meta, os seus resultados podem não ser aquilo que espera.

Então, determine o que deseja alcançar e deixe isso bem claro entre todos os envolvidos. É interessante criar metas e marcos, subdividindo as conquistas do seu trabalho e mantendo um bom acompanhamento.

Planeje as suas ações

Depois que determinar quais são os objetivos e já tiver conhecimento do público-alvo, chega o momento de planejar as ações.

O que você e toda a sua equipe farão para que os objetivos sejam alcançados? É muito importante criar um cronograma, com todas as etapas, responsáveis e prazos para cada tarefa.

Como mencionamos, o planejamento da estratégia de marketing pode ser o grande diferencial na conquista de bons resultados.

Utilize as melhores ferramentas

Utilizar as melhores ferramentas é outro ponto crucial. Hoje, temos diversos recursos do marketing digital que podem gerar grandes benefícios.

Redes sociais, e-mail marketing, anúncios em diferentes plataformas, otimização do ambiente on-line para a busca orgânica e um site bem construído são exemplos do que pode ser trabalhado.

A internet consegue gerar grande poder de segmentação do público, aumentando a eficiência, ao mesmo tempo que possui enorme alcance.

Contudo, você também pode utilizar essas opções em conjunto com o marketing tradicional, off-line. Assim, consegue gerar grandes resultados e promover a sua empresa.

Mensure os seus resultados

Nunca se esqueça de mensurar os seus resultados. Essa etapa no planejamento da estratégia de marketing tem grande importância. Afinal, como saber se determinada ação foi ou não eficaz se você não controla os resultados?

Essa análise e mensuração permitem que sejam encontradas as melhores práticas e aquilo que não gerou o efeito esperado. Uma ação que dá certo em uma empresa pode não ser igualmente eficiente em outra, por isso é necessário testar e mensurar.

Com o grande alcance da internet e todos os recursos gerados, uma empresa que não acompanha as suas estratégias certamente está desperdiçando tempo e dinheiro com ações ineficientes enquanto ótimas oportunidades são deixadas de lado.

Otimize os seus recursos

Por fim, com todos os resultados em mãos, o próximo passo é criar uma rotina de otimização dos recursos.

Nunca se canse de tentar melhorar o desempenho da sua empresa. Mantenha a sua equipe sempre motivada e em busca de melhores resultados.

Portanto, como vimos em nosso artigo, uma boa estratégia de marketing pode garantir o tão sonhado sucesso e a posição de referência no mercado que os empreendedores desejam.

Todos os passos que listamos são fundamentais para que a sua empresa esteja no caminho certo e que você não perca tempo e dinheiro com aquilo que não é produtivo.

Então, para ajudar no desafio, o mais indicado é contar com uma agência especializada nesse trabalho. Ela usará toda a experiência necessária para promover o seu negócio, aumentando as vendas e a lucratividade de forma incrível.

Por isso, se você também quer alavancar a sua empresa, criando uma boa estratégia de marketing, entre em contato com a Zebra Deluxe para formarmos uma parceria de sucesso!

Deixe um comentário

Share This