Redes sociais: como usá-las a favor do meu negócio?

redes sociais para empresas

É fato que as redes sociais já fazem parte da estratégia digital da maioria das empresas. Segundo o Social Media Trends 2017, 92,1% das marcas participantes já adotaram a participação estratégica nesses canais no ambiente online. Entre os principais motivos para utilizá-los, estão a visibilidade online e a interação com o público.

Ainda de acordo com o estudo, os maiores benefícios das redes sociais para empresas são a divulgação da marca, o engajamento com a audiência, o aumento de tráfego do site/blog e o crescimento das vendas e do número de clientes. Ou seja, independentemente do segmento, qualquer empresa deve estar presente nesses canais para alcançar os objetivos do negócio e conquistar resultados incríveis.

No entanto, algumas empresas ainda possuem dificuldades de criar uma presença efetiva nas redes sociais. Por essa razão, a seguir, compartilhamos as melhores dicas para colocar em prática imediatamente e transformar as redes sociais em aliadas do seu negócio. Confira!

Planeje antes de criar uma conta

Para obter sucesso com as redes sociais, é fundamental planejar antes de colocar a mão na massa. Primeiramente, procure identificar quais são os resultados esperados com a presença nesses canais. Afinal, é impossível mensurar se a presença tem sido bem-sucedida ou não, se a empresa não sabe aonde pretende chegar.

Outro ponto fundamental é aplicar o benchmarking, ou seja, avaliar os pontos fortes e fracos da concorrência. Dessa forma, é possível constatar o que precisa ser aprimorado na sua estratégia, para se sair ainda melhor no universo online.

A ferramenta Likealyzer é muito eficiente na análise das páginas do Facebook. Ela aponta quais são as alterações necessárias para uma marca elevar seu engajamento. Assim, você tem a oportunidade de avaliar tudo que está sendo feito pelos concorrentes, para superá-los.

Todas essas informações são cruciais no ato de planejar, a fim de definir os melhores caminhos no alcance dos objetivos traçados. Toda ação precisa ter um propósito, pois qualquer passo em falso pode prejudicar bastante a reputação da sua marca.

Conheça profundamente o comportamento do consumidor

Uma das ferramentas mais recomendadas, quando o assunto é entender seu público, é a criação de personas. Por meio de entrevistas com os principais clientes, é possível identificar características em comum. Esses atributos reunidos formam um personagem que representa o cliente ideal da empresa.

O Google Trends também é um excelente indicador para compreender os interesses do seu público-alvo. Ele apresenta os termos mais pesquisados no mecanismo de busca em um determinado período de tempo. Desse modo, você pode ter grandes insights na criação de postagens mais interessantes para sua audiência.

Assim, todos os esforços estratégicos devem considerar o perfil da persona para que a empresa consiga, de fato, atrair a atenção de quem tem interesse e potencial para consumir seus produtos e serviços.

Tenha dias e horários definidos para as postagens

É muito comum encontrar empresas que cometem erros terríveis na frequência das publicações. Na internet, quando o assunto é conteúdo, a produção precisa ter uma regularidade estabelecida. Caso contrário, a marca corre o risco de afastar a audiência.

Para evitar que isso aconteça, crie um calendário mensal com os dias temáticos e horários definidos. Boa parte das marcas já considera essas estratégias para suas redes sociais. A pesquisa realizada pela Rock Content, revela que 63,5% das empresas já possuem dias determinados para os posts, 61,6% seguem um número padrão de publicações e 59,2% determinam o horário das postagens.

Mais importante do que estar nas redes sociais é se comprometer com a frequência que seja mais confortável para o negócio. Desse modo, se você ainda não tem disponibilidade para criar conteúdo todos os dias, assuma uma frequência de três vezes por semana. Mas não deixe de postar e lembre-se: ter uma periodicidade regular é fundamental para reter sua audiência!

Invista em mídia online

O alcance orgânico das redes sociais tende a diminuir cada vez mais. Isso porque a experiência do usuário é prioridade e a exibição dos conteúdos das marcas diminui a cada dia.

Assim, é de suma importância investir em publicidade para potencializar o alcance dos conteúdos divulgados nesses canais. Além disso, é uma oportunidade de as empresas se destacaram dos concorrentes, conquistando maior visibilidade nas atualizações do seu público.

Para descobrir se seus anúncios estão trazendo resultados satisfatórios, é interessante fazer um teste entre eles. Ou seja, crie mais de um formato com o mesmo objetivo e observe aquele que tem melhor desempenho. Mas, atenção! Altere apenas um elemento em cada anúncio (título, imagem ou chamada para ação), para ter certeza de qual deles é o responsável pela alta performance.

Não promova apenas seus produtos e serviços nas redes sociais para empresas

Um dos maiores equívocos cometidos pelas marcas é se comportarem como se as redes sociais fossem apenas uma vitrine das soluções oferecidas. É importante ressaltar que as pessoas estão nessas redes para se divertir e se relacionar, não para comprar.

Portanto, o foco das publicações deve ser ajudar a persona a resolver os principais problemas que ela tem, quebrar possíveis objeções sobre o seu produto e serviço, mas, sobretudo, de forma equilibrada.

Um modelo bastante utilizado na criação de postagens para as redes sociais é a regra 80/20. Dessa forma, 80% do conteúdo precisa corresponder a assuntos diversos e 20%, somente, deve ser relacionado à divulgação direta das soluções oferecidas pela empresa.

Mensure os resultados continuamente

Entender como seu público reage diante das suas publicações é indispensável para criar uma estratégia de sucesso. Por esse motivo, monitore os resultados constantemente, a fim de aprimorar sua estratégia e conseguir um retorno positivo.

A maioria das redes sociais apresenta uma série de estatísticas gratuitas para você identificar qual assunto tem despertado maior interesse da persona e os dias e horários com maior audiência, entre outros dados. Todas essas informações serão essenciais para aumentar seu ROI na internet.

Ficou claro que as redes sociais para empresas estão sendo cada vez mais utilizadas e os benefícios dessa estratégia são fantásticos? Para obter um retorno expressivo, porém, as marcas precisam contar com o apoio de profissionais capacitados para gerenciar esses canais. Afinal, as mudanças nesse meio são constantes e isso requer pessoas preparadas para lidar com esse cenário.

Continue acompanhando nossos conteúdos! Assine nossa newsletter e receba um aviso sempre que publicarmos um novo artigo aqui no blog.

Blog Comments

Em tempos de overdose de conectividade e tecnologia, a mudança de comportamento é inevitável, temos que aprender a observar essa mudança e adaptar nossa forma de se comunicar com nossos potenciais consumidores.

Oi, pessoal! Excelente conteúdo! 🙂

Obrigado, Maria Eliza.
Acompanhe o blog, pois sempre temos novidades.

Deixe um comentário

Share This