4 cases de branded content que deram certo

Atualmente, a divulgação de uma marca vai além da simples exibição de anúncios. Ela passa pela criação e compartilhamento de conteúdo que tenha qualidade e relevância para o seu público-alvo. Confirma-se o sucesso dessa estratégia nos cases de branded content, que geram uma conexão mais forte com a persona e melhoram a forma como a empresa passa a ser percebida.

Isso acontece porque os anúncios — que normalmente são mais invasivos — tendem a ser ignorados ou mal recebidos pelo público. Afinal, é preciso fazer com que a marca seja associada com informação, conteúdo ou diversão, gerando valor e atraindo a atenção das pessoas.

Neste artigo, apresentamos alguns cases de branded content que ajudam a entender como essa estratégia faz a diferença para uma marca. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos.

1. Volvo

Quem não lembra da emblemática cena do ator belga Van Damme fazendo um espacate entre dois caminhões Volvo? O vídeo faz parte de uma campanha que teve por objetivo vender caminhões para o público em geral e motoristas de caminhão — e não apenas para as grandes empresas que precisam do veículo.

Assim, foi feita uma série de vídeos para lançar quatro modelos de caminhões: um hamster girando o volante para mostrar a direção suave; o veículo fugindo de touros para mostrar a eficiência nas curvas; o presidente da empresa em cima da cabine para mostrar força; um técnico da empresa para mostrar a distância para o chão.

E, finalmente, o vídeo com o Van Damme, que mostra o equilíbrio, força e imponência dos caminhões Volvo. Tudo acompanhado por uma edição de vídeo incrível. O resultado foi uma campanha de sucesso estrondoso, que levou a marca a um público que até então tinha pouco contato com a empresa. Assista aqui!

2. Noodles

Outro case de branded content é da marca Cup Noodles, que desenvolveu uma série de microfilmes em que o proprietário de uma pequena loja de macarrão desenvolve receitas baseadas nos humores de seus clientes: uma mulher que não esquece o ex-namorado, um jovem que persegue o amor e um pai que perdeu a filha.

A partir dos vídeos, foi desenvolvido um site em que as pessoas poderiam ter acesso às receitas — o que conectava a marca aos seus clientes. Os internautas começaram a enviar mensagens falando que gostariam de conhecer a tal loja. Ela, então, foi criada, e os visitantes passaram a compartilhar seus momentos nas redes sociais. Confira mais aqui!

3. Nestlé

A empresa criou uma campanha chamada “Galera Animal” em que permitia seus clientes adotarem um bichinho de pelúcia a cada produto comprado. A ação tinha como objetivo estimular questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Para isso, elaboraram uma série de filmes, um website e um perfil no Twitter.

Com essa campanha, a Nestlé levou seus consumidores a participarem dessas discussões, humanizou sua própria marca e conseguiu ser lembrada pelas pessoas por mais tempo e de maneira extremamente positiva. Assista a campanha aqui.

4. GRAACC

Chamada de “Carequinhas”, a campanha criada para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) foi pensada como forma de apoiar o câncer infantil. Para isso, selecionaram personagens infantis famosos, como a Turma da Mônica, para que também raspassem seus cabelos.

A ação, que contou com grande apoio, ganhou espaço em diversas mídias e gerou uma corrente de solidariedade que colocou em destaque as discussões e a necessidade de apoiar as crianças que enfrentam a doença. Veja aqui!

Com estratégias como essas, as empresas conseguem associar suas marcas a questões sociais e engajar clientes, colaboradores e formadores de opinião em suas campanhas.

Portanto, o branded content também é um processo que humaniza a companhia, fortalece a imagem institucional e gera reconhecimento pelos valores defendidos e não apenas pelos produtos ou serviços comercializados.

O que achou deste artigo com cases de branded content? Então deixe um comentário com as suas opiniões e impressões sobre essa estratégia!

Deixe um comentário

Share This