Agência full service: saiba o que é e como pode ajudar sua empresa

  • Home
  • Ferramentas
  • Agência full service: saiba o que é e como pode ajudar sua empresa
agência full service

Se você é gerente de marketing de uma grande multinacional, com certeza já contratou diversas agências para otimizar os resultados do seu negócio. Nessas horas, porém, uma dúvida recorrente é qual tipo de parceria escolher: várias agências especializadas ou uma agência full service?

Algumas organizações optam por contratar uma agência para cada atividade, assim, uma cuida do desenvolvimento do site, outra compra mídia paga e uma terceira faz o monitoramento do desempenho. A desvantagem disso é que, além de elevar os custos, dificulta o gerenciamento dos serviços e, também, a coerência na comunicação.

Já uma agência full service é capaz de apresentar um conjunto de soluções para todas as demandas da sua marca. Além de facilitar o alinhamento da mensagem que você quer transmitir, isso gera resultados mais rápidos.

No post de hoje, saiba o que é uma agência full service e como ela pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!

O que faz uma agência full service?

A agência full service, também chamada de 360º, conta com equipe e know-how para executar serviços offline e online sem precisar recorrer a terceiros. Dessa forma, ela é capaz de trabalhar de maneira eficiente todas as etapas de comunicação, desde o planejamento das ações, passando pela atração do público e sua conversão até o monitoramento dos resultados.

No mercado atual, apenas 8,9% das agências são full service, de acordo com a pesquisa “Panorama das Agências Digitais 2017”. Da amostra de 1222 entrevistados, 91,3% afirmam prestar serviços de marketing digital. E, nesse universo, 34,2% se definem como agência de marketing digital, 13,6% como agência de comunicação e 11,4% como agência de marketing e publicidade.

Ainda existem poucos negócios que trabalham todas as etapas do funil de vendas. Os serviços mais oferecidos são gestão e monitoramento de redes sociais (73,7%), compra de mídia digital (72%) e marketing de conteúdo (68,8%). Consequentemente, as etapas de relacionamento e de vendas são deixadas equivocadamente em segundo plano.

Quais são as vantagens de contratá-la?

Economia de dinheiro

Principalmente em tempos de crise econômica, concentrar a contratação de serviços de marketing em uma única agência acaba sendo mais econômico em termos financeiros.

Otimização do tempo

Já pensou quantas reuniões com profissionais de diferentes agências vão ser necessárias para acompanhar o andamento dos trabalhos e fazer suas solicitações? Ao otimizar seu tempo, você evita a troca desnecessária de mensagens e também muitas dores de cabeça.

Coerência na comunicação

Com uma única equipe focada em definir as melhores estratégias para o seu negócio, os resultados aparecem mais rapidamente. É preciso lembrar que a elaboração de um planejamento de marketing demanda estratégias bem alinhadas, a fim de que haja coerência na comunicação da empresa em todos os seus canais offline e online.

Maior produtividade

A expertise de uma agência full service em todas as áreas agiliza os processos internos e gera maior produtividade. Como já comentamos, muitos e-mails e muitas reuniões podem dificultar o andamento do trabalho e atrasar o prazo de lançamento das campanhas. No mundo digital, a agilidade é um diferencial diante da concorrência.

Facilidade no acompanhamento do cronograma

Tão importante quanto saber desempenhar o trabalho com qualidade, é ser capaz de seguir o cronograma estabelecido previamente. E, na maioria das vezes, quando as atividades de marketing estão parceladas entre muitas agências, fica mais complicado organizá-lo e, sobretudo, acompanhar as entregas de cada uma delas. Mais uma vez, você ganha tempo ao ter todos os profissionais da sua equipe em uma única agência.

E como escolher a parceira ideal?

Peça indicação e pesquise a reputação

O primeiro passo é conversar com seus colegas para saber se eles têm indicações de agência full service. Redes sociais como Facebook e LinkedIn podem ser bem úteis para esse tipo de troca. Em seguida, procure informações sobre a reputação das empresas que foram sugeridas. Atualmente, existem sites como o Reclame Aqui, que ajudam bastante em uma seleção inicial.

Estude os portfólios

Vale a pena estudar os portfólios das agências e seus cases de sucesso. Analise como os seus profissionais souberam lidar com cada desafio para solucionar o problema do cliente. Veja também se há um segmento de atuação predominante. Se ele for o seu, isso demonstra um conhecimento mais aprofundado da sua área.

Confira as certificações

Não se esqueça de conferir as certificações que cada agência possui. Hoje em dia, empresas como o Google oferecem treinamento em marketing digital. O Google Partners, por exemplo, é o programa de parceiros para quem utiliza o Google AdWords, serviço de publicidade paga. Isso dá credibilidade ao trabalho dos profissionais envolvidos.

Rascunhe um planejamento

Ok, você já sabe que a agência é full service, mas quais serviços você quer contratar no curto, médio e longo prazo? Uma dica é rascunhar o seu próprio planejamento, já que ninguém conhece melhor uma empresa do que quem trabalha nela, não é mesmo? Esse esboço vai ser muito importante quando as agências forem redigir suas propostas.

Converse ao vivo e em cores

A verdade é que nada substitui uma conversa ao vivo e em cores no próprio escritório para conhecer o clima do local e a dedicação dos profissionais da equipe. Aproveite a visita para estabelecer uma relação amistosa com eles e conhecer mais sobre a experiência de cada um.

Avalie a relação custo-benefício

O ideal é buscar um equilíbrio na relação custo-benefício da agência que você escolheu contratar. Avalie os serviços que seu negócio busca, compare com o preço cobrado pelo mercado e desconfie de valores muito acima ou muito abaixo da média. E, claro, tenha em mente o orçamento disponível e o cumprimento do cronograma estabelecido.

Agora que você já sabe as vantagens de contratar uma agência full service, não perca mais tempo! Como em uma orquestra, faz muita diferença ter um regente que domine cada um dos instrumentos para que todos estejam afinados e em harmonia. Invista em uma parceria de sucesso e aumente suas vendas!

Gostou deste post sobre o que é uma agência full service e como ela pode ajudar a sua empresa? Então, entre em contato com a Zebra Deluxe Comunicação e conheça os nossos serviços.

Deixe um comentário

Share This