Branded Content e Marketing de conteúdo: entenda a relação

  • Home
  • Ferramentas
  • Branded Content e Marketing de conteúdo: entenda a relação
Vetores que ilustram a diferença entre branded content e marketing de conteúdo.

Neste post você vai saber mais sobre branded content e marketing de conteúdo. Conteúdo é a grande chave para que as empresas consigam ampliar seus mercados e fidelizar clientes.

As informações relevantes mostram que a marca é capacitada para atender demandas e melhorar a experiência aos consumidores.

Porém, uma dúvida bastante comum entre os empreendedores é se há diferença entre branded content e o marketing de conteúdo.

Criamos este artigo para explicar a importância de cada um e a relação entre os dois.

 

Branded content e marketing de conteúdo

O que é branded content?

Branded content representa o conteúdo que estabelece o posicionamento de uma marca. Por exemplo: a Volvo criou um vídeo que mostra o ator Jean-Claude Van Damme em uma abertura total das pernas. Ele está apoiado em dois caminhões da marca, que se movimentavam em marcha ré!

Esse vídeo foi compartilhado nas redes sociais e, até agora, chegou a 87 milhões de visualizações. A ideia por trás desse conteúdo foi mostrar que os veículos produzidos pela marca são muito seguros, com uma dirigibilidade de confiança. Então, a empresa se posiciona no mercado, fortalece a imagem e agrega valor ao seu público.

 

O que é o marketing de conteúdo?

Já o marketing de conteúdo não tem o foco na identidade da empresa. Aqui, a grande questão é criar uma boa experiência ao público, construindo um relacionamento próximo e sólido com base em conhecimento.

Os conteúdos são criados para identificar e resolver problemas dos possíveis clientes pensando em toda a jornada de compra, desde o reconhecimento até a decisão.

Como exemplo, imagine que você tem em sua casa um objeto quebrado e deseja consertá-lo. Então, faz uma pesquisa na internet e encontra um artigo mostrando o passo a passo. Porém, durante o procedimento você reconheceu que precisará de uma ferramenta específica. É nesse momento que a empresa detentora do blog — que vende a ferramenta — consegue apresentar o produto.

 

Mas então, qual das estratégias usar?

Agora que você já viu o que representam o branded content e marketing de conteúdo, pode estar se perguntando qual das duas estratégias adotar na sua empresa, não é mesmo? A resposta é simples: ambas!

As duas ações não são concorrentes entre si, mas complementares. Se a sua empresa investe no branded content, a identidade da marca é fortalecida, o posicionamento no mercado é concretizado e o público a terá como uma referência.

Com a estratégia de marketing de conteúdo, a atração de visitantes ao site torna-se mais eficiente, a experiência do usuário é melhorada e você consegue trabalhar todas as etapas da jornada de compra.

Os conteúdos gerados podem ser utilizados em diversos canais de comunicação e encontrados na busca orgânica do Google, em anúncios e nas redes sociais.

Portanto, como vimos em nosso artigo, o branded content e marketing de conteúdo podem trazer vantagens significativas para as empresas. Cada ação tem seus objetivos e é preciso entender o que a marca precisa no momento certo, sempre lembrando que as estratégias podem ser complementares.

 

Gostou do nosso artigo? Então siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Pinterest, YouTubeTwitter!

Tags:
Deixe um comentário

Share This