Cultura da convergência e transmídia: como impactam o marketing hoje

Cultura da convergência e transmídia.

Embora existam certas diferenças, muitas pessoas ainda confundem os conceitos de cultura da convergência e transmídia. Com o mundo cada vez mais conectado e a grande importância que a comunicação tem no sucesso das empresas, torna-se fundamental entender bem essas definições e como elas impactam no marketing.

Se você quer saber mais sobre cultura da convergência e transmídia e como esse conhecimento pode ser aplicado ao seu negócio, confira o nosso post. Boa leitura!

 

Cultura da convergência e tansmídia

Qual é o conceito de transmídia?

Para entender o que é transmídia, uma das grandes referências que devemos utilizar é o estudo de Henry Jenkins, um dos pesquisadores de mídias mais influentes de todo o mundo.

Seguindo suas ideias, transmídia já é utilizada há vários séculos, muito antes do grande avanço ao acesso da internet. Baseia-se em diferentes canais de comunicação, utilizados com uma mesma narrativa, mas com visões diferentes. Um pouco difícil de entender, não é? Então, usaremos um exemplo para ficar mais claro.

Provavelmente, você já assistiu a algum filme da Marvel, com seus super-heróis. As histórias podem ser buscadas nos gibis, filmes, séries, games e, até mesmo, em estratégias offline, tais como produtos personalizados em forma de camisas, canecas ou outros itens.

Portanto, vários meios de comunicação que se complementam, mas que são independentes.

 

O que representa a cultura da convergência?

Na cultura da convergência, a grande mudança é que o público ganha mais poder sobre as histórias. Ele pode escolher qual o meio de comunicação utilizará para buscar as informações.

No mundo moderno, as mídias se interagem, fazendo com que o público possa transitar entre os canais, inclusive naqueles sem o uso da internet, sem perder as informações.

Então, a cultura da convergência consiste na ideia de que vários canais de comunicação serão utilizados para transmitir uma mesma mensagem, de maneiras diferentes, mas com o mesmo objetivo.

 

Como esses conceitos impactam no marketing hoje em dia?

Com os conceitos da cultura da convergência e transmídia, ass empresas ganharam grandes ferramentas para aumentar o conhecimento da marca e atrair novos consumidores. As redes sociais, por exemplo, são utilizadas em diversas finalidades, alcançando resultados extraordinários.

Cada rede social possui um perfil diferente. O Facebook, por exemplo, é mais generalista, permitindo uma comunicação aberta, com textos, fotos e vídeos. Já o Instagram foca no aspecto visual, atrativo. O LinkedIn, por sua vez, possui uma posição mais formal e empresarial. Logo, a empresa cria o conteúdo específico para cada oportunidade.

Além disso, marcas de sucesso começam a criar conexões entre os canais de comunicação. Uma propaganda na televisão indica as redes sociais. Um anúncio no jornal coloca em destaque o site da empresa. Dentro do site, vídeos enviados pelos clientes são realçados.

Esse elo criado permite que a empresa aumente seu público, pois consegue atingir diferentes gostos, preferências e momentos.

Sendo assim, as companhias precisam entender e aplicar a cultura da convergência com consciência de que devem explorar diferentes canais de comunicação, online e offline, envolvendo o seu público nas narrativas.

É necessário conhecer as características de cada canal e construir o conteúdo certo para eles, como exemplificamos com as redes sociais. Dessa forma, a comunicação se torna mais eficiente e a marca se transforma em uma referência no mercado.

 

Gostou do nosso conteúdo sobre os conceitos de transmídia e a cultura da convergência? Então, compartilhe em suas redes sociais e passe para frente esse conhecimento.

Tags:
Deixe um comentário

Share This