Entenda as diferenças entre marketing digital e tradicional

marketing digital e tradicional

Para entender as diferenças entre marketing digital e tradicional, precisamos compreender como funcionava. Antes de o mundo ser contemplado com a internet, as empresas utilizavam apenas o marketing tradicional enquanto estratégia de venda, divulgação e captação de clientes. E o público, ao ser exposto àquela ação de marketing que o agradava, passava por mais duas fases de compra: obtinha o produto ou serviço e só depois o experimentava para saber se a aquisição foi realmente útil.

Posteriormente as marcas também adotaram a internet como ambiente de venda, e a partir daí os consumidores mudaram seu comportamento, acrescentando mais uma fase nesta jornada antes de efetuar a compra: a pesquisa. É nesse novo cenário que o marketing digital surge, com o objetivo de ser um facilitador entre as empresas e seus clientes, tendo a tecnologia como sua principal aliada.

Você sabe quais são as diferenças entre marketing digital e tradicional? Ou como as empresas podem utilizar as duas estratégias para alcançar novos públicos, e por consequência obter resultados mais lucrativos? Continue a leitura e descubra 5 diferenças entre o marketing digital e tradicional e quais soluções você pode aplicar em seu dia a dia!

1. Investimento

Dentre as duas estratégias, o tradicional ainda tem um custo de investimento superior — considerando as pequenas e médias empresas — para reter novos clientes. É só lembrar quais mídias geralmente são usadas: TV, jornal, rádio, revista e outdoor. Todas essas têm valores mais elevados para realizar divulgações de campanhas publicitárias e outras ações de marketing.

O marketing digital permite que qualquer empresa tenha a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços, pois tem um valor mais acessível. Links patrocinados e impulsionamento de postagem em mídia social são alguns dentre vários exemplos de investimento de marketing na web e que são bastante econômicos.

2. Segmentação

Conseguir definir com detalhes quem você deseja que seja exposto a uma das suas campanhas através do marketing tradicional é possível, só não é tão simples de ser feito. Geralmente, as grandes mídias conseguem mapear dados mais generalizados sobre o público que vai receber aquela mensagem. Além disso, o mapeamento é demorado, pois dependerá de empresas de pesquisas.

No marketing digital, você monitora tudo em tempo real e consegue reunir muito mais informações sobre o seu público, permitindo que suas campanhas sejam feitas com mais efetividade, o que resultará em uma maior taxa de conversão de venda e o ROI (retorno sobre o investimento) daquela ação também crescerá.

Com a segmentação no digital você também poderá analisar e eliminar propostas que já não são mais válidas em sua campanha, com mais rapidez. Tudo isso possibilitará que sua empresa consiga alcançar seu público-alvo com mais eficiência.

3. Divulgação

Apesar de existirem inúmeras formas de se divulgar uma ação de marketing, seja do modo tradicional ou do digital, a maneira como a mensagem chega ao público-alvo, pode ser bem diferente entre as duas estratégias.

Nas campanhas de marketing tradicionais, o público é exposto à mensagem sem que queira realmente recebê-la. Dessa maneira uma parte da audiência, para qual a ação não foi criada, pode receber aquela divulgação sem necessidade. O que, de algum modo, acaba afetando no ROI da ação.

No digital esse problema tem menos chances de acontecer, pois a segmentação que os sites de busca ou as mídias sociais oferecem são mais detalhadas, possibilitando que você entregue a mensagem para a pessoa certa, no momento certo. Isso permite que sua campanha tenha um resultado mais assertivo.

Além da segmentação, as mídias utilizadas no marketing digital, dão liberdade para você produzir uma campanha mais criativa, personalizada e usando das novidades da tecnologia, que podem atrair ainda mais público. Porém, os meios tradicionais — apesar de oferecerem possibilidades mais limitadas de criação e inovação — ainda obtêm maior confiança do público brasileiro.

4. Interação

Mesmo ainda não tendo uma grande confiança do público, se comparado com o marketing tradicional, o digital tem uma vantagem muito interessante: a possibilidade de manter contato direto com o seu cliente. Isso porque a internet, e em especial os sites de redes sociais, dão voz e protagonismo ao seguidor das marcas.

Se nos meios tradicionais o público apenas recebe a mensagem e não pode interagir com ela, na web o retorno é quase que imediato. Essa é uma chance incrível para as empresas, pois se elas fizerem um trabalho bem planejado, com foco em conquistar seus seguidores, poderão convertê-los em vendas e posteriormente em defensores da marca.

5. Mensuração

No marketing tradicional, o modo de mensurar o resultado de uma campanha é possível após a sua divulgação. Seja através dos medidores de audiência, que geralmente são instalados nas casas de um determinado grupo de telespectadores — quando o objetivo é medir o alcance das emissoras de TV —, ou pelas empresas de pesquisas que fazem o mapeamento pessoalmente ou por telefone, do alcance das campanhas veiculadas nas outras mídias.

No digital, as companhias obtêm maior vantagem na mensuração, já que ela é feita no mesmo momento em que o público está sendo atingido pela ação. Desse modo, é mais simples de mudar a estratégia, caso a utilizada naquele instante não esteja obtendo os resultados esperados.

Você sabe que para o marketing — independente de qual modelo seja — de uma empresa se desenvolver de modo saudável, sem desperdícios de verbas e obtendo respostas vantajosas, há uma série de fatores que precisam ser ponderados.

Nessa lista pontuamos apenas algumas das possibilidades em que setor poderá trabalhar para melhorar as estratégias de venda e de divulgação, considerando as técnicas tradicionais e as digitais. Então, é importante ressaltar que não há um método melhor que o outro, e sim, que é a partir da combinação dos dois modelos, que excelentes resultados serão gerados. Como você já deve saber, a internet, hoje, é indispensável em um planejamento de marketing, mas não se pode abrir mão do tradicional.

E então? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o marketing digital e tradicional? Esperamos que você aplique nossas recomendações em sua rotina e que elas lhe tragam ótimos e lucrativos resultados! E se você quiser continuar recebendo mais soluções sobre marketing offline e online, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Blog Comments

[…] limitadas quanto aos canais de comunicação, sendo utilizados, principalmente, o telefone e o marketing offline. Porém, isso […]

[…] existem várias opções disponíveis para promover sua empresa e seus produtos, seja através do marketing digital ou marketing tradicional. Todas estas opções acabam gerando dúvidas e incertezas na hora de escolher onde investir e essa […]

Deixe um comentário

Share This