Marketing digital e offline: por que unir as estratégias?

combinar marketing digital e offline

Quais estratégias a sua empresa está criando para aumentar as vendas e manter o seu negócio em crescimento? O marketing digital e offline?

Investe somente no Marketing online ou plano de ações é totalmente offline? Para acompanhar as tendências e e aproveitar melhor as oportunidades e se destacar é preciso combinar as duas estratégias.

Para que você consiga unir as estratégias e obter grandes resultados criamos este artigo, que mostrará os principais motivos desse trabalho. Leia e entenda sobre marketing digital e offline.

 

Por que combinar o Marketing digital e offline?

É comum ouvir que o Marketing offline acabou, que agora o Marketing digital é que deve ser priorizado. Isso não é totalmente verdadeiro.

É claro que há muitas vantagens em usar a internet para aumentar o conhecimento de uma marca.

Mas, se os canais offline não são mais interessantes, por quais motivos as grandes marcas ainda fazem uso desse meio?

A resposta está na integração. As marcas já consolidadas no mercado global criam um planejamento para combinar o Marketing digital e o offline, de maneira que um complementa o outro.

Elas investem em propagandas na televisão, no rádio e em materiais impressos, como jornais e revistas. Também estão presentes no ambiente digital, com sites bem estruturados, redes sociais ativas, blogs com conteúdos relevantes e utilização frequente de e-mail marketing.

 

Estratégias

Mas por que unir as estratégias? Temos que lembrar que os consumidores se tornaram mais exigentes. Eles não compram somente um produto.

Eles avaliam toda a experiência com uma marca, e isso começa muito antes do fechamento do pedido.

Cada interação do cliente com a marca gera uma experiência para o consumidor, seja ela boa ou ruim! Essas experiências fazem com que aquele potencial cliente busque mais informações e caminhe em direção à conclusão da compra.

Um conceito importante nesse assunto é o omnichannel. Ele consiste em integrar todos os pontos de interação, seja de uma loja física ou virtual.

Se ele quer fazer a compra na loja virtual e retirar o produto na loja física, isso tem que ser possível.

Da mesma forma, quando se une o Marketing online e offline, as experiências geradas são melhores, o alcance é potencializado e os resultados também.

 

Como trabalhar os dois tipos de Marketing nas campanhas?

As campanhas de Marketing digital e offline não precisam ser diferentes. Você deve utilizá-las de forma complementar. Mas como criar essa estratégia? É o que veremos agora:

Crie uma trajetória

Imagine que você vai utilizar um anúncio na rede de televisão ou então um espaço em uma revista do seu nicho de mercado para fazer a apresentação da sua empresa.

É possível que seu cliente esteja com o primeiro contato com a sua marca. Então, nesse mesmo anúncio você disponibiliza o seu site para que ele conheça mais informações.

Fazendo isso você cria uma trajetória envolvendo os dois tipos de canais, real e virtual, de forma complementar.

Use a tecnologia a seu favor

Os avanços da tecnologia ajudam bastante para que você consiga combinar o Marketing digital e o offline.

Você pode criar uma campanha de marketing impresso com panfletos e distribuir em um local onde há forte presença do seu público-alvo.

Nesse material impresso você fará uma primeira apresentação de sua marca e inserirá um QR Code, que é um código lido por aparelhos móveis.

Ele levará seu contato a uma página específica do ambiente online. Assim, ele será direcionado a uma próxima etapa, com mais informações.

Conte uma história

Assim como foi dito no tópico de criar uma trajetória, você pode construir uma história para engajar seu público e fazer com que ele transite entre os canais de comunicação.

Grandes marcas utilizam essa estratégia, apresentando o início de uma história que desperta a curiosidade dos consumidores.

Para conferir o restante, eles devem entrar no site, conferir as redes sociais ou seguir outro caminho que seja interessante.

Use chamadas para ação

Outra tática para fazer com que seu público seja atingido com os dois tipos de Marketing é criando chamadas para ação.

Por exemplo, você pode criar um sorteio de um produto, condicionando a participação a uma determinada ação nas redes sociais. Assim como compartilhar um post, marcar amigos, curtir a página ou usar uma hashtag.

Então, para divulgar esse sorteio, a sua equipe pode usar os meios de comunicação offline, como a propaganda na televisão ou no rádio e as mídias impressas.

Como potencializar os resultados?

Ao longo do nosso artigo, você viu a grande importância em combinar o Marketing digital e o offline.

Viu também algumas dicas para implantar essa ação usando a tecnologia e a estratégia para contar uma história.

Agora você deve pensar em como potencializar os resultados. É muito importante contar com uma ajuda profissional.

Uma agência especializada reúne todo o conhecimento necessário em todas as fases da estratégia. Desde o planejamento, execução e o controle de desempenho.

Se você deseja combinar o Marketing digital e offline, é recomendado que você contrate uma agência full service.

Essa empresa realiza todo o trabalho relacionado a Marketing e comunicação, criando as melhores soluções para cada caso específico.

Com essa ajuda os resultados serão vistos com mais rapidez, os esforços serão direcionados para aquilo que realmente gera bons retornos.

O seu investimento será certeiro, sem perder tempo com estratégias pouco ou nada eficazes.

 

Você já viu aqui os motivos de combinar o Marketing digital e o offline. Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar sempre por dentro das novidades!

Tags:
Blog Comments

[…] Mas e se você pudesse unir o melhor dos dois mundos? É exatamente essa a proposta do marketing de convergência, por meio do qual você proporciona uma experiência para o seu público tanto no ambiente on-line quanto no off-line. […]

Deixe um comentário

Share This