Orçamento de marketing: como utilizar de forma inteligente e estratégica

  • Home
  • Ferramentas
  • Orçamento de marketing: como utilizar de forma inteligente e estratégica
Orçamento de marketing

O orçamento de marketing de uma empresa não pode ser definido de maneira aleatória. Determinar um valor a ser investido nessa área sem um planejamento prévio fará apenas com que seu negócio gaste dinheiro, mesmo que isso não represente bons resultados a médio e no longo prazo.

Infelizmente, essa é uma realidade muito comum em muitas empresas brasileiras, seja por puro descuido ou desconhecimento dos gestores de marketing sobre como construir um orçamento inteligente e estratégico.

Pensando nisso escrevemos o post de hoje. Aqui, vamos mostrar os passos básicos para definir um orçamento de marketing eficiente que seja capaz de otimizar os resultados e o Retorno sobre o Investimento (ROI) de suas campanhas promocionais. Confira!

Saiba qual é o objetivo de sua campanha

O primeiro passo para construir um bom orçamento de marketing é conhecer quais são os objetivos organizacionais que sua empresa deseja alcançar. Com objetivos bem definidos, você saberá quais ações promocionais devem ser realizadas, bem como os resultados que elas podem gerar. Ao saber onde investir, ficará mais fácil identificar qual será o custo necessário para fazer sua estratégia rodar.

O melhor de tudo é que as principais ferramentas de marketing disponíveis no mercado já conseguem prever o alcance de suas campanhas de acordo com o valor a ser investido. No Facebook Ads, por exemplo, é possível antecipar um número de visualizações de anúncios de acordo com o seu orçamento e o público-alvo de sua empresa — informações essenciais para identificar o impacto de sua estratégia.

Tome decisões baseadas em dados

Um erro muito comum na hora de definir um orçamento de marketing é confiar apenas no feeling e na percepção pessoal, e deixar de lado os milhares de dados disponíveis que podem ajudar no processo de tomadas de decisão.

Apesar da experiência contar muito para o sucesso de uma campanha promocional, decisões tomadas sem informações seguras podem resultar em estratégias de marketing ineficientes, que apenas desperdiçam o dinheiro de uma organização.

Por esse motivo, é muito importante que você utilize dados do mercado como as pesquisas sobre o impacto das principais ferramentas promocionais, o comportamento do consumidor e até mesmo notícias da área de atuação de sua empresa.

Os resultados de suas campanhas promocionais realizadas nos períodos anteriores também podem contribuir para a definição de orçamento para os próximos anos. Isso porque elas mostram quais ações geraram bons resultados e merecem receber maior parte de sua verba.

A análise de suas estratégias anteriores também mostrará as ações que não surtiram o efeito esperado e que precisam receber ajustes ou até mesmo serem cortadas de seu orçamento. Por isso, lembre-se: sempre que surgir alguma dúvida, preste atenção nos dados que você tem à sua disposição para garantir um bom uso de seu orçamento de marketing.

Conheça bem o seu público

Conhecer bem o público-alvo de sua organização também é muito importante para o planejamento do seu orçamento de marketing. Ao tomar ciência dos problemas, dúvidas e objetivos de seu cliente você poderá adaptar todas as ações promocionais de sua organização com uma linguagem que impactará diretamente os seus seguidores.

Além disso, ao conhecer bem o seu-público você poderá escolher com maior segurança os canais de marketing mais indicados para sua estratégia. Assim, evita o desperdício de tempo — e dinheiro — em campanhas que não vão gerar resultados para sua organização.

Se você tem dúvidas sobre como conhecer melhor o público-alvo de sua organização, o primeiro passo é construir a sua buyer persona, que é uma representação semifictícia do cliente ideal de sua organização.

Esse tipo de persona pode ser construído com base em pesquisas de mercado, em informações gerais sobre seu mercado consumidor ou até mesmo através de uma conversa rápida com sua equipe de vendas, que tem contato direto com seus clientes.

Esse é um passo importante, pois sua estratégia tem o potencial de se tornar muito mais efetiva com uma buyer persona bem definida. Com ela, também é possível otimizar o seu orçamento de marketing.

Escolha os canais certos para investir

Atualmente, existem várias opções disponíveis para promover sua empresa e seus produtos, seja através do marketing digital ou marketing tradicional. Todas estas opções acabam gerando dúvidas e incertezas na hora de escolher onde investir e essa situação complica a construção de um bom orçamento de marketing.

É possível ver isso claramente quando empresas investem em um tipo de mídia simplesmente por ela estar conquistando a atenção do mercado, mesmo que ela não ajude a conquistar os objetivos da organização em si.

Por isso, é muito importante que você conheça bem os principais canais de mídia disponíveis no mercado, bem como as qualidades, características e melhores práticas de cada um.  Conheça também os seus pontos fracos, pois isso pode eliminar surpresas desagradáveis que podem prejudicar o sucesso de sua campanha — e a sua credibilidade como empresa.

Analise os resultados de suas campanhas constantemente

Mesmo que o seu orçamento de marketing seja construído de acordo com as regras mostradas neste post, é muito importante que você acompanhe seus investimentos de perto para verificar a evolução de resultados e o impacto nas vendas de sua organização.

Essa prática vai permitir que você aja de maneira rápida e objetiva caso haja algum imprevisto que coloque o futuro de sua empresa em risco. Ela também permitirá que você responda diretamente a seus superiores sobre a situação de sua campanha — caso seja questionado —, o que mostrará seu domínio sobre a situação.

Mas, para acompanhar o resultado de sua estratégia de perto você precisa identificar quais os principais indicadores de desempenho de sua estratégia, que vão além do Retorno sobre o Investimento (ROI).

Métricas como o número de visitantes no site de sua empresa, o número de pessoas impactadas por seus anúncios, o número de leads gerados e até mesmo o número de conversões precisam estar no seu radar, pois podem influenciar diretamente no seu orçamento de marketing.

Com esses dados, você poderá propor alterações no próximo orçamento ou até mesmo no atual. Assim, você conseguirá otimizar o uso de sua verba e alcançará resultados ainda melhores para sua empresa.

Ao seguir essas dicas, você será capaz de definir um orçamento de marketing realmente eficiente e garantirá que sua empresa conquiste seus objetivos sem desperdiçar a sua verba investida em marketing.

Gostou de nossas dicas? Então aproveite para continuar aprendendo e leia nosso post com 5 ferramentas de marketing que podem ajudar você a otimizar a sua estratégia.

Deixe um comentário

Share This