Redes sociais certas para a estratégias de marketing?

redes sociais para estratégias

O avanço tecnológico impulsionou a modernização das redes sociais para estratégias de marketing, e cada vez mais a internet invade o espaço do mercado de compras e vendas.

Uma vez que parte esmagadora da publicidade se desenrola nas interações online, se tornou impensável para uma grande empresa não investir em marketing digital.

Por isso, escolher as redes sociais em que a sua empresa vai estar presente é fundamental.

Contudo, a diversidade de redes sociais disponíveis pode confundir muito na hora de escolher a que mais se ajusta às necessidades de uma empresa.

Muitas vezes a pressa e o entusiasmo em acompanhar novidades levam à frustração das expectativas de sucesso e na mensuração de resultados.

Por isso, fazer uma boa escolha antecipando os resultados esperados é indispensável para não desperdiçar tempo e investimento.

Vamos abordar as melhores práticas para saber como escolher as redes sociais certas por meio de métodos simples e didáticos.

 

Observe e aprenda como usar as redes sociais para estratégias de marketing

Conhecer a fundo o perfil do seu consumidor e observar o seu comportamento online é primordial.

Usuários de plataformas online deixam muitos rastros de sua atividade na internet. Essas informações são extremamente valiosas e ir atrás delas é muito barato!

É fundamental para o planejamento de redes sociais para estratégias de marketing saber quanto tempo em média o seu consumidor gasta em cada tipo de conteúdo.

Dessa forma estará claro o tipo de conteúdo no qual compensa investir e quais redes sociais vão atingir o público desejado.

Lembrar que cada rede social tem suas vantagens e que não existe uma ferramenta universal é muito importante para não haver surpresas.

As redes sociais escolhidas serão ferramentas-chave para o êxito do marketing digital. Isso porque elas serão suas fornecedoras de dados sobre tráfego, engajamento e vendas.

 

Defina as prioridades

Para escolher as redes sociais faça um bom planejamento que esgote todos os questionamentos a respeito das deficiências e objetivos da empresa.

Produza questionários com perguntas como: o que espero conquistar com o investimento em uma nova rede social?

O que motivou a procura por uma ferramenta nova? Quais redes os concorrentes usam? Que tipo de conteúdo eu preciso criar? Quantos canais diferentes eu consigo administrar?

Escreva as 20 ou 25 necessidades mais importantes que se espera suprir com a adesão a uma rede social. Revise essa lista e marque as cinco mais fundamentais.

Use então as duas listas para avaliar quais ferramentas irão trazer mais soluções.

Com isso, vai ser mais fácil determinar quais são características das redes sociais são absolutamente necessárias e quais são apenas interessantes.

O essencial é ter clareza sobre os objetivos e as deficiências que se espera resolver.

 

Analise as opções

Não vale a pena ingressar em todas as redes sociais para estratégias. Caso a rede utilizada não tenha uma finalidade prática, ela pode ser prejudicial para a imagem da empresa.

Portanto, ao escolher uma opção, analise algumas de funções e características antes de aderir a ela:

  • dados para análises e relatórios;
  • funções para trabalhos em equipe;
  • suporte ao usuário;
  • integração;
  • preço;
  • escala e abrangência.

Estas características são determinantes para o sucesso ao escolher as redes sociais apropriadas.

A experiência do usuário é fundamental para que o consumidor se sinta à vontade e passe mais tempo interagindo com seu conteúdo.

Uma plataforma objetiva, que priorize informações relevantes e demonstre preocupação com os problemas dos clientes, é mais convidativa e favorece a criação de intimidade.

Tenha sempre em mente que é a partir das interações online que se criam relações positivas entre vendedores e consumidores.

Por meio delas é possível conhecer as demandas e apresentar soluções em forma de serviços ou produtos.

 

Prepare sua equipe

Grandes empresas com várias equipes precisam alinhar o seu comportamento e o seu discurso online. Nem sempre toda a equipe vai compreender qual o objetivo da empresa ao ingressar em uma rede social.

É crucial pensar uma preparação adequada para que a equipe saiba interagir e compreender o propósito das redes sociais adotadas.

Uma boa tática é criar pequenos grupos formados por pessoas de perfis diferentes, e fazer com que eles testem e avaliem as redes sociais em questão.

Os grupos podem produzir relatórios que abordem os pontos capazes de analisar dados, integração e funções para trabalho em equipe.

 

Saiba do que você precisa

Preparar uma equipe para resolver os problemas da empresa é mais complexo do que se imagina. Mas, levando em consideração as infinitas possibilidades, a tecnologia proporciona isso.

Sendo assim, nem sempre vale a pena treinar todas as equipes para gerenciar ferramentas com as quais não têm intimidade ou não lidam com ela no dia a dia.

Muitas vezes o investimento na contratação de um serviço especializado pode otimizar custos e trazer resultados melhores.

Pesquisar sobre empresas que realizam amplo planejamento de presença online e que resolvem seus problemas e urgências trará recompensas.

 

Uma presença online bem organizada e consolidada se converte na engrenagem central das estratégias de marketing. Gera autoridade, leads, engajamento e vendas em um processo contínuo.

 

Quer saber mais sobre presença online e as vantagens cada rede social? Siga a Zebra Deluxe Comunicação no Facebook, LinkedIn e Twitter e fique por dentro de todas as novidades que interessam para escolher as redes sociais certas para sua empresa!

Tags:
Blog Comments

[…] estratégia de utilização em cada uma, como, por exemplo, manter uma frequência de postagens nas redes sociais e enviar periodicamente e-mails com conteúdo […]

[…] interessante: a possibilidade de manter contato direto com o seu cliente. Isso porque a internet, e em especial os sites de redes sociais, dão voz e protagonismo ao seguidor das […]

[…] mercado já conseguem prever o alcance de suas campanhas de acordo com o valor a ser investido. No Facebook Ads, por exemplo, é possível antecipar um número de visualizações de anúncios de acordo com o seu […]

[…] a tal loja. Ela, então, foi criada, e os visitantes passaram a compartilhar seus momentos nas redes sociais. Confira mais […]

[…] disso, essa ferramenta agrega valor aos perfis nas redes sociais da […]

[…] o texto nas suas redes sociais e siga a gente nas nossas. […]

[…] as redes sociais para esse fim é muito interessante. Porém, nesse exemplo faltou um ponto muito importante, que é […]

[…] ganharam grandes ferramentas para aumentar o conhecimento da marca e atrair novos consumidores. As redes sociais, por exemplo, são utilizadas em diversas finalidades, alcançando resultados […]

[…] Os conteúdos gerados podem ser utilizados em diversos canais de comunicação e encontrados na busca orgânica do Google, em anúncios e nas redes sociais. […]

Deixe um comentário

Share This