Saiba o que é brand equity e como utilizá-lo na sua estratégia

  • Home
  • Branding
  • Saiba o que é brand equity e como utilizá-lo na sua estratégia
o que é brand equity

Muitas empresas buscam se posicionar melhor no mercado para atingir mais clientes, fidelizar os que já têm ou mesmo para aumentar o valor de sua marca e de seus produtos. Se você ainda não sabe o que é brand equity pode achar estranho estarmos falando no “valor de sua marca”, mas ao ler este artigo você entenderá o que é isso e a sua importância.

Ainda que medir o valor de uma marca seja algo impossível de se fazer com números como quando precificamos um produto, ela é essencial no momento de conquistar seu público e fazer dele o evangelizador do seu trabalho.

Se você quer posicionar melhor sua marca, melhorando a relação com o público e gerando maior lucratividade, continue a leitura.

1. Mas, afinal de contas, o que é brand equity?

A tradução mais aceita no Brasil para brand equity é valor de marca. Na prática, isso significa que as pessoas perceberão ou deixarão de perceber sua marca de acordo com a forma como você a coloca no mercado.

Por ser algo abstrato, até mesmo subjetivo, não tem como estipular um valor financeiro para quanto a sua marca vale, pois tem a ver mais com estima do que com cifras.

Isso é tão paradoxal que, muitas empresas, mesmo com toda a infraestrutura para atingirem o sucesso e se manterem lá, muitas vezes acabam fracassando por não prestarem atenção a esse detalhe, que é o que realmente nutre os negócios e dão sustentabilidade a eles.

Isso prova que tanto empresas grandes quanto pequenas devem investir em brand equity se quiserem se destacar e se manter ativas em seus nichos.

2. Como isso impacta o desempenho no mercado?

Não é raro marcas consagradas oferecerem produtos, às vezes, medianos, com um valor mais alto que o da concorrência, e ainda assim serem amplamente aceitos pelos consumidores.

Certamente esse não deve ser seu objetivo final ao investir em brand equity, mas serve como exemplo para mostrar a potência desse conceito como forma de projetar o seu trabalho e fortalecer sua marca.

Já o contrário também pode acontecer, você ter um excelente produto em mãos, mas não trabalhar sua projeção devidamente e acabar sendo subvalorizado por essa má colocação. Por essas e outras, brand equity é, de fato, o pilar de uma marca de destaque e sustentável.

3. De que forma posso influenciar a percepção de valor dos clientes?

Bom, grandes marcas sabem mexer com as emoções de seus clientes, seja por meio do atrelamento a determinadas causas ou simplesmente por despertarem a sensação de poder e status, como muitas fazem.

Marcas esportivas como a Adidas, por exemplo, conseguem construir um legado tão significativo junto à cultura urbana que hoje é impossível falar da história de estilos musicais como o hip-hop e suas vestimentas sem citar a onipresença dessa marca ao longo de sua história.

Aproveitando esse gancho, a Adidas patrocina diversos artistas e eventos não só de música, mas de skateboard e diversos outros elementos da cultura urbana jovem, que só potencializam mais e mantém a marca no topo do mercado em que atua.

Se o cliente entende a força, exclusividade e personalidade de sua marca e é capaz de se identificar, então você começa a conquistá-lo a ponto de se tornar um defensor dela nos círculos sociais do qual faz parte. Agora, imagine os benefícios que isso traz em termos de marketing e lucratividade.

4. Como fazer para que meu público seja leal à minha marca?

Antes de querer fidelizar o seu público, você precisará conscientizá-lo da existência de sua marca e do diferencial que ela oferece, algo conhecido no marketing como brand awareness ou conhecimento da marca.

Feito isso de maneira eficaz e inteligente, as pessoas então terão o primeiro contato com o que você faz e poderão se interessar em continuar acompanhando o seu trabalho. Com isso, algumas coisas deverão estar muito claras para você em relação ao posicionamento e valor de sua marca:

  1. dialogue com seu público em uma linguagem e tom que ele reconheça e seja consistente nesse estilo de texto ou de fala — ninguém acompanha uma pessoa inconstante;
  2. mantenha atualizações periódicas de ofertas, conteúdos e informações sobre sua empresa, isso também passa maior credibilidade e ajuda a combater a inconsistência;
  3. procure utilizar estratégias de design emocional para potencializar suas ações e gerar maior apelo em torno do seu trabalho, ninguém se envolve profundamente em algo apenas pelo viés racional;
  4. estude a concorrência e se destaque por uma lacuna que ela ainda não preencheu, as marcas mais diferenciadas se valeram dessa estratégia.

Se você ainda não conseguiu enxergar com clareza tudo o que estamos falando, não se preocupe. Ainda temos mais algumas informações e exemplos práticos que ajudarão a clarear para você como realizar a construção de um brand equity forte.

5. Como aplicar o brand equity em uma estratégia de marketing?

Se é para darmos exemplo de um brand equity muito bem desenvolvido e executado, não poderíamos deixar de citar a Apple, não é mesmo? Afinal de contas, mesmo os seus produtos desatualizados tem um preço alto no mercado e, pelo senso comum, a empresa é geralmente associada à excelência quando o assunto é tecnologia.

Muito disso se deve ao fato de a Apple se enxergar como diferente. Pense bem, com ela não existem notebooks, tablets ou smartphones, mas sim macbooks, iPads e iPhones. Só pelo nome ela já deixa claro que não é igual às outras e, geralmente, os consumidores costumam falar mal da concorrência justamente para valorizarem o fato de terem esses produtos da Apple.

Ainda que, de fato, alguns de seus produtos estejam à frente de outras grandes marcas, isso não significa que tudo o que ela faz está acima do que as outras fazem. Isso tem muito a ver com a percepção que as pessoas têm da marca, o que é algo que vai além de sua qualidade, objetivamente falando.

Por isso, se você está cogitando desenvolver um brand equity certeiro, comece pensando que a própria palavra denota algo que se destaca do restante. Posicione-se de uma maneira empoderada e crie um planejamento estratégico que lhe coloque pouco a pouco como uma marca de referência em seu nicho.

Se você gostou de aprender o que é brand equity, não deixe de aprender também qual é o segredo para aumentar as vendas com Marketing Digital.

Blog Comments

[…] A identidade da marca deve ser sempre mantida, independente do canal de interação utilizado. Para isso, é importante definir a missão, objetivo, valores e características da empresa, como a forma de linguagem e posicionamento. […]

[…] Conhecer bem o público-alvo de sua organização também é muito importante para o planejamento do seu orçamento de marketing. Ao tomar ciência dos problemas, dúvidas e objetivos de seu cliente você poderá adaptar todas as ações promocionais de sua organização com uma linguagem que impactará diretamente os seus seguidores. […]

Deixe um comentário

Share This